Festival 2010

22 outubro 2009

Som da Surpresa 2009


Jazz está de regresso a Oeiras

A sexta edição do CIJO - Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras “Som da Surpresa” apresenta neste Outono algum do melhor e mais criativo jazz actual. Os espectáculos têm lugar às 22H00.


O palco é o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Serão dois fins de semana de música em contraste, mas que se completam através do jazz italiano de ROSARIO GIULIANI QUARTET e ENRICO RAVA NEW QUINTET, nos dias 30 e 31 de Outubro, e do MIGUEL ZENON QUARTET, grupo norte-americano constituído por músicos de Porto Rico, Venezuela e Áustria, todos residentes nos EUA, e do MÁRIO LAGINHA


– BERNARDO SASSETTI DUO, nos dias 5 e 6 de Novembro.
ROSARIO GIULIANI, natural de Roma, é um dos mais imaginativos saxofonistas (alto) da sua geração, e presença habitual na Orquestra de Guy Barker, a qual encerrou o Seixal Jazz 2008 com chave de ouro. Herdeiro exemplar de Charlie Parker os seus solos têm uma modernidade particularmente criativa.

ENRICO RAVA, natural de Trieste, é decerto o mais cotado trompetista italiano e um dos mais importantes da Europa. Antigo companheiro das experiências dos saxofonistas Steve Lacy e Lee Konitz, a sua música possui uma elegância contagiante, fruto de uma imaginação apaixonada presente nos seus solos.

MIGUEL ZENON, natural de Porto Rico, bem conhecido do público de Jazz local, tendo-se já apresentado com este seu quarteto no Seixal, em Lisboa e em Cascais, é mestre em associar os ritmos do seu país ao jazz contemporâneo, numa linguagem bem estruturada e particularmente contagiante. Luís Perdomo, o seu pianista, é um solista inspirado que se interessa igualmente pela música étnica da Venezuela.

O festival termina com um concerto onde dois dos nossos mais inspirados pianistas de jazz, e brilhantes compositores, dialogam sobre temas originais da forma mais criativa que o jazz permite. MÁRIO LAGINHA e BERNARDO SASSETTI têm, indiscutivelmente, dado provas do seu enorme bom gosto, do conhecimento das diferentes linguagens da música, dos processos vários de as construir, destruir e reconstruir, num entendimento imediato que roça a genialidade.

O Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras, com produção artística de SOM DA SURPRESA, Lda., é organizado pela Câmara Municipal de Oeiras.
Consulta o programa em

0 comentários:

Enviar um comentário