Festival 2010

27 outubro 2009

Acção de Formação Inicial em Voluntariado

Encontram-se a decorrer as inscrições para uma Acção de Formação Inicial em Voluntariado, que terá lugar nos dias 14 e 21 de Novembro, no âmbito das actividades desenvolvidas pelo Banco Local de Voluntariado de Oeiras. Esta iniciativa decorrerá no Centro de Juventude de Oeiras, situado na Alameda Conde de Oeiras (junto à Igreja Paroquial de Santo António de Nova Oeiras), entre as 9H00 e as 13H00, num total de 8 horas de formação (a certificação só poderá ser obtida mediante a presença nos dois dias). A participação é gratuita.

Voluntariado e cidadania, caracterização do voluntariado e comunicação e trabalho em equipa são os temas a abordar nesta iniciativa dirigida a voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado de Oeiras e/ou interessados em voluntariado.

Informar e debater questões associadas à temática do voluntariado, sensibilizando para os benefícios desta prática, é o objectivo desta acção de formação.

A inscrição deverá ser efectuada através dos números de telefone 21 440 85 89, 21 440 48 74 ou 21 442 04 63, ou pelo e-mail bvoluntariado@cm-oeiras.pt

Sendo o número de participantes limitado a 25 pessoas, é necessária a confirmação da presença até ao dia 6 de Novembro.

22 outubro 2009

“Mata-me Tango” na Feitoria


“Mata-me Tango” é o título da exposição de pintura da autoria de Patrícia R. Santos, que será ianugurada no dia 24 de Outubro, às 15H00, na Feitoria do Colégio Militar, localizada na Av. Marginal, perto do Forte de S. Julião da Barra, da praia da Torre e do Passeio Marítimo.


A exposição ficará patente até dia 15 de Novembro, podendo ser visitada pelo público todos os dias, excepto segundas-feiras e feriados, das 13H00 às 18H00.


Mais informações em:


Oeiras Internet Challenge



Oeiras Internet Challenge: Aprender com as tecnologias

Estão abertas as inscrições para o Torneio Oeiras Internet Challenge, agendado para o dia 14 de Novembro, sábado, entre as 10H00 e as 24H00, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Nesse dia, um máximo de 70 equipas de jovens verão as suas competências de pesquisa e a correcta utilização de diversas ferramentas de busca colocadas à prova, ao longo de cinco desafios. Os melhores serão premiados, sendo que para os primeiros quatro lugares há computadores portáteis, desktops, impressoras, livros e vales de desconto de cursos “Inforjovem”, entre outros (Apoios DELL, CIL, Checkup PC, Bulhosa Books & Living, FNAC, FDTI e Ano Europeu da Criatividade e Inovação). Podem participar jovens a partir dos 13 anos de idade.

Promovido anualmente pela Câmara Municipal, o Oeiras Internet Challenge, projecto baseado na pesquisa de informação na Internet, articula investigação e componente lúdica, proporcionando aos participantes 14 horas de desafios e acção, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de aprender com o potencial das tecnologias.

A dinamizar a fase final do Torneio contamos com a participação do apresentador televisivo da SIC, João Manzarra, que além de apresentar as provas em jogo, irá proporcionar um ambiente de concurso competitivo e animado.
Como actividades paralelas, os participantes ou visitantes podem usufruir do espaço Game Day com videojogos lúdicos e de conhecimento acessíveis nas consolas Xbox 360 e PS3, e até praticar diversas modalidades desportivas, fazer Yoga, jogar ténis ou conduzir um carro nas interactivas Nintendo Wii e Wii Fit.

A 4ª edição do Oeiras Internet Challenge acolhe ainda a exibição de trabalhos seleccionados do Concurso Descobrir Oeiras e a etapa de entrega de prémios.

Som da Surpresa 2009


Jazz está de regresso a Oeiras

A sexta edição do CIJO - Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras “Som da Surpresa” apresenta neste Outono algum do melhor e mais criativo jazz actual. Os espectáculos têm lugar às 22H00.


O palco é o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Serão dois fins de semana de música em contraste, mas que se completam através do jazz italiano de ROSARIO GIULIANI QUARTET e ENRICO RAVA NEW QUINTET, nos dias 30 e 31 de Outubro, e do MIGUEL ZENON QUARTET, grupo norte-americano constituído por músicos de Porto Rico, Venezuela e Áustria, todos residentes nos EUA, e do MÁRIO LAGINHA


– BERNARDO SASSETTI DUO, nos dias 5 e 6 de Novembro.
ROSARIO GIULIANI, natural de Roma, é um dos mais imaginativos saxofonistas (alto) da sua geração, e presença habitual na Orquestra de Guy Barker, a qual encerrou o Seixal Jazz 2008 com chave de ouro. Herdeiro exemplar de Charlie Parker os seus solos têm uma modernidade particularmente criativa.

ENRICO RAVA, natural de Trieste, é decerto o mais cotado trompetista italiano e um dos mais importantes da Europa. Antigo companheiro das experiências dos saxofonistas Steve Lacy e Lee Konitz, a sua música possui uma elegância contagiante, fruto de uma imaginação apaixonada presente nos seus solos.

MIGUEL ZENON, natural de Porto Rico, bem conhecido do público de Jazz local, tendo-se já apresentado com este seu quarteto no Seixal, em Lisboa e em Cascais, é mestre em associar os ritmos do seu país ao jazz contemporâneo, numa linguagem bem estruturada e particularmente contagiante. Luís Perdomo, o seu pianista, é um solista inspirado que se interessa igualmente pela música étnica da Venezuela.

O festival termina com um concerto onde dois dos nossos mais inspirados pianistas de jazz, e brilhantes compositores, dialogam sobre temas originais da forma mais criativa que o jazz permite. MÁRIO LAGINHA e BERNARDO SASSETTI têm, indiscutivelmente, dado provas do seu enorme bom gosto, do conhecimento das diferentes linguagens da música, dos processos vários de as construir, destruir e reconstruir, num entendimento imediato que roça a genialidade.

O Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras, com produção artística de SOM DA SURPRESA, Lda., é organizado pela Câmara Municipal de Oeiras.
Consulta o programa em